Radicado desde criança no Rio de Janeiro, esse Paraense e Mangueirense, nascido a 20 de Janeiro, Dia de São Sebastião, Padroeiro da Cidade onde vive, mostra a que veio.

Começou na Banda de Música do Instituto Profissional Getúlio Vargas/RJ, tocando Requinta (pequeno Clarinete). A partir daí, não conseguiu mais parar. Com muito talento, uma linda e suave voz, ROBERTO SERRÃO conquistou o Rio de Janeiro, fez grandes amigos e parceiros como: Guilherme Nascimento, Chico Salles, Nelson Rufino, Sereno, Mussum, Bira Presidente, Marcio Paiva, Franco, Darcy da Mangueira e Noca da Portela, com quem fez seu primeiro disco - “BRASILIDADE”. Esse disco foi distribuído pela Gravadora CID, através do selo “FAMA ” e lançado com muito sucesso no Botecoteco, em Vila Isabel, registrando a presença de vários artistas como: Martinho da Vila, Beto Sem Braço, Mussum e Mestre Marçal, sendo que os dois últimos, têm participação especial no disco.

No início dos anos 70, ROBERTO SERRÃO resolveu dedicar-se mais intensamente às atividades culturais participando da fundação de Blocos, Escolas de Samba, Bandas; em 1973 fundou o Bloco Carnavalesco Limão da Abolição, que mais tarde, transformou-se no GRES. ACADÊMICOS DA ABOLIÇÃO; integrou a Turma da Tramela da Piedade/RJ, até chegar à sombra das tamarineiras da quadra do Bloco Cacique de Ramos, que o acolheu e graças ao seu convívio com compositores que a exemplo dele, cresciam em talento e formação como: Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Guilherme Nascimento, Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, teve seu talento reconhecido e suas músicas foram gravadas nas vozes de: Alcione, Martinho da Vila, Jorge Aragão, Elza Soares, Reinaldo, Grupos: Fundo de Quintal, Os Originais do Samba e Molejo, João Nogueira, Leci Brandão, Neguinho da Beija-Flor, entre outros; é autor dos sucessos NOS PAGODES DA VIDA, também, conhecido como TERAPIA POPULAR e AMIGOS...AMANTES (em parceria com Guilherme Nascimento), tornando-se também, campeão de carnavais dos famosos blocos: Simpatia é Quase Amor de Ipanema, Barbas de Botafogo, Dois Pra Lá, Dois Pra Cá do dançarino Carlinhos de Jesus, Rola Preguiçosa da Lagoa, e, do próprio Cacique de Ramos, fatos esses, registrados no CD “SAMBA, SAÚDE E SIMPATIA”, produzido pelo parceiro e amigo Roberto Medronho, médico e professor da UFRJ.

Com mais de 30 anos de carreira, ROBERTO SERRÃO que é considerado excelente intérprete de sua própria obra, já cantou em várias casas de espetáculos do RJ, entre elas os Teatros: João Caetano, Rival, Carlos Gomes e Sala Funarte. Em DEZ/96 lançou ainda em parceria com Noca da Portela, o CD “MANDA ME CHAMAR”, pela Gravadora Leblon Record's, no Museu da Imagem e do Som/RJ, obtendo, mais uma vez, preciosos elogios da crítica especializada, o que marcou mais uma etapa com muito sucesso em sua carreira. Participou em Jun/97, a convite da Prefeitura de Nova York/EUA, do Brasilian Music Festival integrando a Velha Guarda do Samba, cuja apresentação, obteve grande repercussão na imprensa local, com ampla cobertura e patrocínio da TV a cabo americana HBO. Em Dez/ 04, ROBERTO SERRÃO inicia um novo projeto – CARA DA GENTE, no Dama da Noite, na Lapa/RJ; em Fev/05, na sede da Estatal Furnas Centrais Elétricas no RJ, apresentou-se, tendo como convidado especial, o grande compositor GUILHERME DE BRITO. Em Fev/2006 lançou no TEATRO RIVAL BR/RJ, seu 1º CD solo autoral - CARA DA GENTE, cuja apresentação, é assinada pelo crítico musical João Pimentel - (Jornal O GLOBO), em show marcado pela emoção; O CD foi produzido pelos músicos Alceu Maia e Josimar Monteiro, e o repertório contém músicas inéditas de sua autoria, com diversos parceiros, entre eles, Walter Rosa, Noca da Portela, Darcy da Mangueira, Guilherme Nascimento e Chico Salles. Dando continuidade à divulgação do seu trabalho, fez show na Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofiná em Belém do Pará, sua cidade natal; em Brasília/DF, no tradicional Feitiço Mineiro; em São Paulo no Traço de União e de volta ao RJ, fez lançamento na MODERN SOUND. Em Set/06, inicia um novo projeto - TERAPIA POPULAR, de Samba de Raiz e Choro, passando pelo SEVERYNA DE LARANJEIRAS/RJ; Salsa & Cebolinha e Centro Cultural Memórias do Rio, ambos na Lapa/RJ; ROBERTO SERRÃO participou do 1º Festival Temático da Casa Lima Barreto/RJ, ganhando o prêmio de MELHOR MELODIA. Em Outubro/2012, lançou no TEATRO RIVAL BR/RJ, o seu 2º CD autoral – TERAPIA POPULAR, produzido pelo músico JOSÉ ROBERTO LEÃO, com as participações especiais de Cristina Braga, Jane Duboc, Jorge Aragão, Nilze Carvalho e Rildo Hora; a apresentação é assinada pelo Jornalista Jorge Roberto Martins, e, o repertório com 15 músicas sendo 14 inéditas, conta com a assinatura de novos e tradicionais parceiros, entre eles, Edmundo Souto, Toninho Nascimento, Nelson Rufino, Guilherme Nascimento e Noca da Portela.

Agora, segue apresentando o Projeto TERAPIA POPULAR , no CHOPP TIME BOTAFOGO.

CONTATOS: Tel.: (21)9 9331-9501/ 9 9919-9946
E-mail: robertoserrao@ig.com.br
www.robertoserrao.com.br
www.sambaderaiz.net

 

 

Facebook de Roberto Serrão